Uma pequena descrição sobre esta área
Na década de 1930, o escritor Graciliano Ramos (Carlos Vereza) é preso acusado de ligações com o Partido Comunista. Capturado em Alagoas, onde era servidor público e levava uma pacata vida, ele dá entrada no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 3 de março de 1936, sem sequer passar por um julgamento. Em meio a atritos de ordem política e pessoal, crueldade, insalubridade, fome e os mais diversos tipos de criminosos – de ladrões de galinha a guerrilheiros -, ele escreve.
Jackson de Souza, Jayme Del Cueto, Waldir Onofre, Ney Santanna, Jurandir de Oliveira, Gilson Moura, Fabio Barreto, Stella Freitas, Cássia Kis, Monique Lafond, Nelson Dantas, Fabio Sabag, Silvio de Abreu, Tito Almejeiras, Tessy Callado, Ada Chaseliov, David Quintans, Tião Ribas D’Avila, Herbert Richers Jr., Sandro Solviatti, e André Villon.
Amo o ator mas ainda quando, depois de tantos martírios, surge no palco com segurança, oferecendo seu corpo, sua voz, sua alma, sua sensibilidade para expor, sem nenhuma reserva, toda a fragilidade do ser humano reprimido, violentado. ( Plinio Marcos - 1986)